Moda Regencial: as inspirações do figurino de Bridgerton

Não é novidade para ninguém que as roupas eram uma parte importante da vida em sociedade entre a aristocracia britânica (com direito até a uma lei da Era Tudor de que determinados materiais eram proibidos fora da corte). Status social, condições financeiras, background familiar: tudo isso poderia ser passado com um conjunto de roupas, pois, quanto mais fino o material, quanto mais bordado ou cheio de detalhes, mais cara a peça.

E apenas mulheres realmente ricas tinham uma infinidade de vestidos (de passeio, de manhã, bailes, trajes de viagem ou de cavalgada) e acessórios (bonnets, chapéus, turbantes, luvas, peliças, retículas). Apenas os lordes mais refinados usavam casacos feitos sob medida, lenços tão brancos e engomados, botas tão brilhantes que poderiam ser espelho.

Então, imagine criar toda a estética de uma série que se passa entre a alta sociedade em 1800, na qual a roupa é praticamente um cartão de visitas? A figurinista de Bridgerton, Ellen Mirojnick, buscou inspiração em muitas frentes para criar a estética do guarda-roupa da série, conforme a informação que nos foi passada. Porque, além de vestir os atores principais, era necessário criar um padrão para o exército de figurantes que estão envolvidos e precisam estar impecáveis.

Figurinos de Bridgerton no crowd room

E, se a primeira referência quando se pensa em Era Regencial são os tons sóbrios dos filmes de Jane Austen, Bridgerton promete ir por outro caminho. Pelo que já pudemos ver em fotos em Bath, as roupas são extremamente coloridas, vibrantes e cheias de detalhes.

Vale lembrar que essa diferença entre as classes pelas roupas fica ainda mais evidente quando pensamos que os filmes de Jane Austen geralmente retratam pessoas simples ou da nobreza rural, importantes na região porém não fazem parte da aristocracia. E em Bridgerton é tudo sobre esse mundo brilhante, rico e cheio de intrigas que promete deixar a gente louca!

Clique nas fotos abaixo para ir para o respectivo post e as referências incríveis garimpadas por Ellen Mirojnick.

A Mulher Regencial

O Homem Regencial

As imagens que ilustram esse post pertencem à Richard J Young.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s