200 anos da Rainha Victoria

victoria4Nesta sexta-feira, 24 de maio de 2019, faz exatos 200 anos que Alexandrina Victoria nasceu. Filha do Duque de Kent, ela já entrou na linha de sucessão na quinta posição. Isso porque os filhos do Rei George III, entre eles o Príncipe Regente, não tinham filhos e estavam separados (ainda que casados oficialmente) de suas esposas – e elas também já haviam passado da idade de ter filhos.

Até 1817, a princesa Charlotte, filha do Príncipe Regente, era a segunda na linha de sucessão. Mas, ao morrer no parto, ela colocou toda a casa real em um alvoroço pela sucessão. Filhos bastardos não faltavam aos outros herdeiros, mas Victoria era a única  legítima, pois seus pais eram casados.

Após o breve reinado de George IV, William IV assumiu mesmo já sendo sexagenário e com a saúde debilitada (além de seu total desapreço pela corte). Em junho de 1837, apenas um mês após Victoria completar 18 anos, William IV morreu e ela se tornou rainha, tendo um dos reinados mais longos da história do Reino Unido.

Mas, o que muita gente não pensa sobre uma das monarcas mais importantes do mundo é o tamanho. A Rainha Victoria era extremamente baixinha! E falo com propriedade do alto dos meus 1,55 cm. Ela tinha apenas 1,52 de altura e, com a nova exibição no Buckingham Palace para comemorar o seu bicentenário, isso fica ainda mais evidente.

Royal_Victoria
(Reprodução/Royal Collection Trust)

A exposição Queen Victoria’s Palace (Palácio da Rainha Victoria) conta como a jovem monarca transformou uma casa menor da família real em um dos prédios mais fotografados do mundo. Foi ela quem adicionou o famoso balcão, palco dos beijos pós-casamento e de celebrações diversas, e também o salão de festas que é usado até hoje para cerimônias de Estado (e conta praticamente com a mesma decoração).

O vestido acima, por exemplo, foi usado em uma festa a fantasia que ela e o príncipe Albert realizaram por lá. Com a temática da Casa Stuart, uma dinastia anterior à Casa Hanover, o baile ajudou a aquecer a economia britânica, já que Victoria incentivava que as fantasias de seus convidados fossem feitos com materiais locais.

victoria
Ilustração e diário da Rainha Victoria sobre a festa a fantasia (Reprodução/Royal Colection Trust)

O Kensington Palace, local de nascimento de Victoria, também está com duas mostras sobre a vida de Victoria. Uma sobre sua infância no palácio e outra sobre sua mulher por trás da coroa.

Eu só sei que estou morrendo de vontade de ver todas essas exposições! Mas, vou ficar só na vontade mesmo, infelizmente.

Não esqueça de curtir a página do Costurando o Verbo no Facebook!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s