O que é o Michaelmas ou Dia de São Miguel?

Você já deve ter visto por aí em algum livro de época a menção de algo acontecer depois do Dia de São Miguel (ou Michaelmas, em inglês). “Vamos para Bath depois do Dia de São Miguel” ou “O aluguel termina no Dia de São Miguel”, entre outros. Por que esse dia era considerado algum marco no calendário? Hoje, vou explicar o que é essa data e qual a sua importância.

miguelO Dia de São Miguel é comemorado pela Igreja Anglicana em 29 de setembro. No Reino Unido, é considerado um Quarter Day (como o nosso trimestre), a forma como o ano fiscal é dividido. Aluguéis, pagamentos e outros contratos geralmente eram assinados ou finalizados próximos a esses dias para ficar fácil ter uma data de referência – daí essas citações de “Antes do dia de São Miguel/Depois do Dia de São Miguel”. Era também considerado o “Dia da Contratação”, pois muitos homens já estavam livre do trabalho da colheita e poderiam encontrar empregos para o inverno.

Outros quarters day são: Lady Day (25 de março), Midsummer Day (24 de junho) e Christmas (25 de dezembro). Você pode reparar que todas as datas são próximas a mudança das estações que conhecemos hoje. Primavera – Lady Day, Verão- Midsummer Day, Outono – Michaelmas, e Inverno – Christmas.

Era o costume nos vilarejos fazer festas para comemorar o dia, com um grande ganso assado, como sinal de fartura. Pode ser também porque, como era o dia do pagamento de aluguéis e tal, alguns débitos eram quitados com um ganso farto melhor pagamento é com comida kkkk. E já que era um momento de fartura, porque não festejar comendo um belo ganso recheado?

goose

Outro prato servido é a torta de amora. Essa parte da amora, inclusive, tem uma lenda engraçada: diz que quando o Arcanjo Miguel (Michael) expulsou Lúcifer do Paraíso, o anjo caiu em um arbusto de amoras, amaldiçoando as frutas (tadinhas). Por isso, a última chance de comer amoras no ano era na festa de São Miguel, já que depois elas murcham e ficam mofadas.

Nos livros, temos vários exemplos! Em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, a sra. Bennet mal consegue se conter ao dizer que “o sr. Bingley se mudará para Netherfield Park no dia de São Miguel e ELE TEM CINCO MIL POR ANO!” Em Persuasão, também de Austen, os Crofts se mudam para Kellynch Hall logo após o Michaelmas e o Capitão Wentworth os visita algum tempo depois.

Em livros mais modernos, me lembro muito de Entre o Amor e a Vingança, da Sarah MacLeann, quando Penélope e Bourne (♥) estão combinando a “história de amor” que contarão para a sociedade e ela sugere que eles se reencontraram no túmulo dos pais dele no dia de São Miguel (ai, essa cena deles conversando é muito fofa!). Nesse caso, acho que a referência é ainda mais legal por conta dessa conexão com Lúcifer, afinal, o nome dele é Michael Bourne e ele é um dos donos do Anjo Caído, o clube de jogos mais notório de Londres.

Já conhecia o Dia de São Miguel? Sabia que a data era uma das principais para marcar o ano fiscal?

Não esqueça de curtir a página do Costurando o Verbo no Facebook!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s