Retrato de Jane Austen está a um passo de ser legitimado!

Jane_Austen_coloured_versionQuando pensamos em Jane Austen, a primeira (e única) imagem da autora que vem à mente é o famoso retrato desenhado por sua irmã Cassandra, no qual Jane está sentada levemente de lado, com uma touca de linho e um papel nas mãos. Mas, possivelmente um retrato da autora existe há mais de 200 anos e ninguém sabia. Quer dizer, sabia, mas não havia provas de que era realmente Austen.

O chamado Rice Portrait apresenta uma adolescente com cabelos curtos, segurando um guarda-chuva e olhando diretamente para o espectador. Segundo a história, ele foi comissionado pelo tio-avô de Austen quando ela, aos 12 anos, visitou a propriedade em 1788. Francis Austen escolheu o artista Ozias Humphry para o retrato, que hoje está com a família Rice, descendente dos Austen e foi descartado pela National Portrait Gallery como não sendo da autora.

Agora, um bilhete escrito pela sobrinha-neta Fanny Caroline Lefroy (filha de Anna Austen Lefroy, uma assídua correspondente com sua tia Jane) foi encontrado e pode confirmar a autenticidade do retrato. Isso porque o bilhete teria sido escrito muito antes de qualquer polêmica acerca do retrato e trata exatamente sobre a proveniência da peça e do retratado, ou melhor, retratada.

Veja a transcrição do bilhete:

“A história do retrato de Jane Austen, agora em poder de Morland Rice, seu sobrinho neto.

O velho Dr Newman, amigo de Magdalen anos atrás disse a ele que ele tinha um retrato de Jane Austen, a autora, que estava em sua família há anos. Ele declarou que foi feito em Bath quando ela tinha aproximadamente 15 anos e ele prometeu deixá-lo para Morland Rice. Alguns meses antes da morte de Dr. Newman, ele escreveu para um amigo dele, um tal de Dr. Bloxam, enviando uma pintura como um presente de adeus e dizendo “Eu tenho outra pintura que gostaria que fosse para seu vizinho Morland Rice. É um retrato de Jane Austen, a escritora, feito por Zoffany. O quadro dela foi dado para minha madrasta por seu amigo Coronel Austen de Kippendon [sic], Kent, porque ela era uma grande admiradora dos trabalhos dela.”

4602077835

Até então, alguns especialistas tentam desqualificar o retrato por conta da obscuridade dele e por causa da roupa utilizada por Jane. Segundo algumas reportagens, o vestido usado por Austen não seria condizente com o período (1788). Talvez agora com o surgimento dessa evidência o peculiar retrato seja reconhecido como autêntico e nós tenhamos um vislumbre da jovem Jane. Fato é que o olhar astuto da garota na pintura lembra muito os outros desenhos feitos por Cassandra. Mas a cor dos olhos, na minha opinião, está errada. Seria realmente tão bom ter outro retrato de Jane Austen, não é mesmo? 

O que você acha?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s