Remembrance Day – O que é?

O post dessa semana não fala exatamente sobre Regencial, mas a respeito de algo atemporal, importante e doloroso: a perda de soldados em guerras. Desde que o mundo é mundo o ser humano briga com o outro pelos mais diferentes motivos. Entretanto, a realidade de uma guerra – ter que lutar contra pessoas que você não conhece, não sabe quem são e nem exatamente porque você precisa matar elas – é muito mais cruel que uma briga de vizinhos.

poppyVocê já deve ter visto fotos de eventos no Reino Unido, geralmente no mês de novembro, onde as pessoas utilizam uma flor vermelha na lapela, como essa ao lado. Ela representa uma papoula, flor que se tornou símbolo de lembrança dos soldados mortos em guerras a partir da Primeira Guerra Mundial. A inspiração veio do poema In Flanders Fields (abaixo), do Tenente Coronel John McCrae, inspirado pela visão das papoulas nos campos de batalha.

Esse gênero de papoula, conhecida como Papoula-Comum (Papaver Rhoeas) cresce naturalmente em condições bizarras adversas, tanto que já foi considerada como erva daninha, pois cresce meio que em qualquer lugar.

Durante as Guerras Napoleônicas esse fenômeno foi registrado nos campos revirados e devastados pelas batalhas. E em um terreno tomado por morte e destruição, a única coisa a crescer ali entre os corpos dos soldados mortos eram as papoulas. Já comentei sobre esse diorama da Batalha de Waterloo, a mais sangrenta e definitiva batalha quando o exército do Duque de Wellington derrotou Napoleão Bonaparte. Imagina quantas papoulas cresceram ali!

Durante a Primeira Guerra Mundial, o fenômeno voltou a acontecer e, como disse acima, foi registrado em poema:

poem_inflandersfields

Ouça a declamação de Leonard Cohen:

Bonito, não é? Bem triste também. Foi esse poema que, após o término da guerra, fez a papoula vermelha se tornar o símbolo que é hoje. A partir da ideia de Moina Michael, uma professora americana que resolveu utilizar a papoula como um símbolo de homenagem e esperança, a Royal British Legion encomendou 9 milhões de papoulas de seda e as vendeu no dia 11 de novembro de 1921, quando é comemorado o Armistício (às 11 horas, do 11º dia do 11º mês). A data acabou se tornando também o Remembrance Day (atualmente muitas cerimônias oficiais acontecem no segundo domingo de novembro). O dinheiro levantando pela venda, equivalente a £30 milhões, foi utilizado para ajudar veteranos da PGM.

Este símbolo é usado constantemente para homenagear soldados mortos em conflitos que o Reino Unido e a Commonwealth participam. Coroas de papoulas sintéticas são depositadas em túmulos, memoriais, etc.

Em 2014, para marcar o centenário do início da participação do país na guerra, foi feita uma instalação na Torre de Londres chamada “Blood Swept Lands and Seas of Red” (Sangue assolou as terras e mares de vermelho, em tradução livre), do artista Paul Cummins, onde 888,246 papoulas de cerâmica foram colocas entre julho e novembro para representar os soldados caídos. As papoulas foram  sendo colocadas aos poucos e vendidas ao final da exposição para arrecadar dinheiro. Acompanhei de longe óbvio, né o progresso e foi uma coisa tristemente bela ver o gramado da Torre ser tomado pouco a pouco por vermelho. Quando estive lá fiquei imaginando como deve ter sido tocante essa instalação.

Em Londres, vi diversos lugares de homenagem aos mortos de guerra com as coroas de flores e a Família Real sempre as deposita quando participa de alguma cerimônia. Inclusive, foi por causa de uma cerimônia dessas, a que homenageou os 100 anos da Batalha do Somme (França), que pude ter um vislumbre de Vossa Majestade, a Rainha Elizabeth.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O jardim na lateral da Abadia de Westminster estava lotado com papoulas de papel (esqueci de tirar foto, sorry!). É aquele tipo de coisa que você fica olhando, admirando a beleza e a tristeza, coisas tão opostas, mas tão unidas no que diz respeito às homenagens aos mortos de guerra.

One thought on “Remembrance Day – O que é?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s