Noivas da Realeza na Inglaterra

Faltam pouquíssimos dias para Príncipe Harry dizer o famoso sim para sua noiva, Meghan Markle. Eu a conheço de Suits e fiquei realmente feliz com o relacionamento Prince-Harry-meghan-markle-engagement-photo-tdeles, pois acredito que eles compartilham vários assuntos em comum, mesmo tendo que se relacionar na mira da lupa da opinião pública. Sem falar que é o casamento de contos de fadas, príncipe e plebeia. Não vai ser fácil para Meghan, já que ela vai ter (já teve até) que mudar totalmente a vida dela, seus costumes e tal. Mas Harry já não está tão em foco na linha de sucessão, então, eles até podem ter uma vida mais “normal” para os padrões reais.

O que eu quero falar mesmo, antes do dia D, que será nesse sábado, 19 de maio, é sobre algumas noivinhas da realeza inglesa e quais as tradições que se tem por lá!

A gente sempre lê nos romances que na Era Regencial as noivas escolhiam roupas de cores que combinassem com seus tons de pele e ou que estavam na moda, de acordo com a estação, o local do casamento, etc. E, no começo, eu achava isso super estranho, até descobrir que a tradição do vestido de noiva branquinho foi “instaurada” pela Rainha Victoria. E como toda monarca ditava moda, todo mundo a seguiu. Mas isso, só depois de 1840.

Na Era Regencial, os vestidos brancos ficavam reservados às debutantes, para indicar sua pureza. A mesma premissa foi transferida para o vestido de noiva vitoriano. Mas, antigamente, as cores fortes para noivas predominavam.

Por exemplo, a Rainha Mary I (a famosa Bloody Mary, filha de Henrique VIII e irmã de Elizbeth I) usou roxo, uma cor exclusiva da realeza naquela época.

Já a esposa do Príncipe Regente, Caroline de Brunswick, se casou com um vestido de tecido com renda sobreposta, ambos prateados, e um robe de veludo com as bordas de arminho, como na foto abaixo. O casamento com George pode não ter sido feliz (eles se conheceram pessoalmente apenas na semana do casamento e dizem que o príncipe ficou TÃO bêbado na noite de núpcias que dormiu no chão, perto da lareira), mas o vestido certamente era de muito bom gosto para a época!

Queen Caroline
Princesa Caroline de Brunswick

A filha de George e Caroline, a Princesa Charlotte, se casou em 1816 e também usou um vestido prata. Segundo algumas fontes, havia fios de prata de verdade nos bordados do traje.

Charlotte_and_Leopold_wedding
Princesa Charlotte em um vestido bem típico da Era Regencial!

Depois da Rainha Victoria, então, todas as noivas prezavam pelo branco. A Rainha

45B62E1200000578-5022549-image-a-66_1509064752643
Rainha Elizabeth II e Príncipe Phillip

Elizabeth II casou com um vestido lindo, todo rendado (e que foi comprado com cupons de racionamento para tecidos, já que o Reino Unido sofria para se recuperar da Segunda Guerra Mundial). Ele era menos ostensivo, mas tinha materiais nobres, como cetim, e que ressaltavam a produção nacional, seguindo a estética da década de 1950.

Aliás, sempre foi um costume imutável que a realeza se casasse com vestidos feitos no Reino Unido, ressaltando a indústria doméstica. Provavelmente, o vestido de Meghan não será de outra nacionalidade. O mais interessante é ver como o vestido de noiva refletia a moda de cada época!

Todo mundo se lembra, obviamente, do vestido de Lady Diana em seu casamento, que teve inspiração vitoriana. Atire a primeira pedra quem nunca – nunquinha! – pensou em casar daquele jeito (ou até casou: as fotos do casamento dos meus sogros mostram uma inspiração nítida no vestido de noiva!). Quando eu era criança sonhava em casar com uma cauda de vestido daquele tamanho, com 7,5 metros. #DeusMeFree

diana

Algumas outras noivas mais contemporâneas também se destacaram, como a Princesa Anne, a Condessa de Wessex, a Duquesa de York, e principalmente a Duquesa da Cornualha, esposa do Príncipe Charles, que usou um vestido cinza em um casamento bem íntimo, dada toda a sua história envolvendo o pai de Harry e William (divorciada, mais madura, etc)

anne-sophie-sarah-camilla
Princesa Anne, Condessa de Wessex, Duquesa de York e Duquesa da Cornualha

E falando em William, não dá para não mencionar minha musa eterna, Kate Middleton. Seu vestido, assinado pela grife Alexander McQueen, se tornou icônico e muita gente que conheço casou com alguma releitura dele (mangas de renda, alguém?). Eu lembro até hoje do dia do casamento (a velha, né?) , que liguei a televisão EXATAMENTE na hora em que a Kate estava saindo do carro. Melhor timing impossível!

Kate
Alô, Manu? É a Kate! Pode ligar a TV, já cheguei!

Enquanto Meghan Markle não se junta a esse time, vamos conferir algumas noivas da realeza nesses últimos 200 anos?

 

 

 

 

Depois farei um resumão do casamento do ano! Mas, infelizmente, não vou assistir ao vivo, pois é sábado e não quero acordar cedo kkkkkk. Será que pego Meghan chegando à igreja assim como peguei Kate? Vamos ver! Quem quiser assistir pelo Facebook, a página The Royal Family vai fazer uma transmissão ao vivo a partir das 7 horas da manhã de sábado!

 

Não esqueça de curtir a página do Costurando o Verbo no Facebook!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s