Picnic de costura histórica invade Centro Cultural São Paulo!

A chuva queria castigar a cidade depois do segundo dia mais quente do ano, mas isso não impediu que um grupo inusitado de artesãos se encontrasse no Centro Cultural São Paulo para celebrar a costura histórica. Ao lado de jovens ensaiando ou tomando um café, estava a turma do Costura Histérica, encabeçada por Paulo Samu e Arthur Adams, cheios de estilo com roupas que mais parecem saídas de uma produção de época.

Inicialmente, o plano era fazer um picnic no Parque da Aclimação. Porém, a virada súbita no clima fez os organizadores mudarem o local. Acertadamente, o CCSP acolheu o evento de maneira aconchegante e a chuva deu uma trégua.

As mesas transbordavam de comidas salgadas e doces, muitos sucos e chás para aguentar o frio que fazia. Nessa hora, ninguém reclamou dos trajes terem tecidos pesados! Passei frio apenas nos braços, já que o fino fichu improvisado com uma meia-calça, apesar de ajudar, não segurou o vento tanto quanto eu esperava.

Ainda sobre o meu vestido, costurei com minha mãe ano passado, faltando apenas terminar os fechos. Foi totalmente um projeto improvisado seguindo um tutorial de youtube e algumas alterações nossas. A saia, por exemplo, fizemos godê – mas só porque eu amo o caimento dela. O bonnet fiz a partir de um chapéu de festa junina e restos de tecidos. Meu orgulho é ter feito todas as costuras à mão e nenhuma gota de cola! Quem me conhece sabe que eu já fiz muitos chapéus a base de cola!

Looks de diversas eras marcaram presença: Medieval, Barroca, Georgiana, Regencial (o/), Vitoriana, Eduardiana, Anos 20… Nossa, tinha de tudo! Foi uma experiência incrível fazer parte do evento, que contou com um divertidíssimo concurso de trajes históricos.

A vencedora foi Catharina Saavedra, do Núcleo de Pesquisa e Recriação Histórica. Ela estava perfeita e mereceu o prêmio!

Também tivemos um bingo e todos ficaram atentos para quem completava a cartela primeiro. Os prêmios foram tecidos e aviamentos, itens cobiçados pelos costureiros de mão cheia que estavam lá.

O evento contou com participantes vindos de diversos estados do Brasil, como Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros. Confira as fotos de Roberto Marchini (meu marido talentoso!).

Esse blog é parceiro da página Julia Quinn Brasil. Curta a página no FacebookTwitter e Instagram para não perder nada!

Não se esqueça de curtir a página do Costurando o Verbo no Facebook e me siga no Twitter ou no Kwai!

Deixe um comentário