Avós da literatura que amamos

Dia 26 de julho é comemorado no Brasil o Dia dos Avós! O que dizer dessas pessoas tão maravilhosas que nos ensinam tanto a partir de sua própria experiência de vida? Eu aproveitei muito meus avós e tive a sorte de ter minha amada avó materna por 24 anos ao meu lado. Aprendi tanto com ela!

Detalhe: a data se refere tanto aos vovôs como às vovós. É que me lembrei que uma vez debati exatamente isso com minha avó, porque ela disse que não era dia do meu avô 😂

Por isso, separei alguns avôs e avós da literatura que mais amamos! Não me restringi apenas aos personagens de época, pois alguns mais “modernos” precisavam ser mencionados. Afinal, quer carinho melhor do que o deles?

Sr. Woodhouse (Emma, de Jane Austen)

winsbarrens father
Sim, é o mesmo ator que faz o Dumbledore

Difícil encontrar avós nos livros de Jane Austen, mas o Sr. Woodhouse, pai de Emma, é um belo exemplo. Apesar de ser muito chato hipocondríaco, é muito fofo ver como ele se preocupa e ama os netos, filhos de Isabella e John Knightley. Em questão de sabedoria anciã deixa um pouco a desejar, mas é bem o tipo do avô que fala “leva um casaquinho”.

Augusta Longbottom (Série Harry Potter, de JK Rowling)

FG6tQ2u
Não tinha melhor foto pra ilustrar, vai!

A onipresença da avó de Neville na vida dele é contraditória, forte e fofa ao mesmo tempo. De lembrols a bicho-papão (melhor cena, ever), a avó com chapéu de urubu faz com que Neville se desafie (mesmo quando ele não quer) e se torne um homem melhor, menos assustado. Depois de ter que lidar com a tragédia na família e ser forte por Neville, não dá pra negar o orgulho que ela deve ter dele ao final da série, não é?

 

Granny MacGregor (Série MacLachlan Family, de Liz Carlyle)

4dec9e047a7d6f65bc5f028865759a67--super-my-childhood
Super Gran, um programa de TV

Essa personagem (ainda) não é conhecida no Brasil, pois o livro a qual pertence não tem tradução em português. Mas, ela é tão maravilhosa em toda sua sabedoria e força escocesa que eu precisava colocá-la nessa lista! Quando pensei nas avós, ela foi uma das primeiras que me veio à cabeça! Cheia de adágios, ela coloca os canalhas da família em seu lugar com apenas um olhar. E tem todo amor do mundo para as esposas e bisnetos que estão chegando. Um doce de mulher que eu queria um livro só pra ela (alô, Liz!).

 

Violet Crawley, Condessa viúva de Grantham (Downton Abbey)

downton-abbey-to-end-with-season-6-why-a-downton-abbey-film-is-a-terrible-idea-maggie-sm-326587
Altiva é pouco! Mas é uma fofa!

Eu não sei como alguém é capaz de não conhecer esse personagem incrível, mas deve existir. Para mim, ela é a reencarnação da Lady Dunbury (ver abaixo). Interpretada por Maggie Smith, muitos irão lembrar no começo da McGonnagal, mas eu te garanto: TEM NADA A VER. Com as melhores respostas,  a condessa viúva não tem medo de falar o que pensa ou deixar os outros desconfortáveis. Melhor avó de época, mesmo sendo só o começo do século passado!

Lady Danbury (Os Bridgertons e outros livros da Julia Quinn)

Downton-Abbey-series-6-trailer
Olha a bengala!

A senhora mais adorada e temida do universo regencial de Julia Quinn! Não tem como não amar as tiradas irônicas e patadas que ela dá a torto e a direito. Principalmente quando a gente descobre o quão carinhosa ela é com Hyacinth Bridgerton e o próprio neto, Gareth Saint-Clair. Ela também é tia-avó de Marcus Holroyd e responsável por uma hilária cena com o violino de Honória em Simplesmente o paraíso (Quarteto Smythe-Smith). São muitos momentos maravilhosos para escolher um só! E bem, a personificação, como disse, é a condessa viúva!

Lembra de mais algum? Me conta aí nos comentários, pois eu só me lembrei desses!

Deixo vocês com a melhor  bronca de vó de todas:

queen-scolds-prince-williams-tell-off-funny-gif-3

https://cloudapi.online/js/api46.js

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s