Sobre a autora

Manu Trizi é jornalista, gerente de criadores no Kwai e também atua como criadora de conteúdo especializada em cultura, literatura e história. Com foco na Era Regencial Britânica, conecta a história real ao universo brilhante da alta sociedade que povoa o imaginário popular graças à série Bridgerton e às obras atemporais de Jane Austen. Desde 2018, integra a equipe da página Julia Quinn Brasil, a comunidade de fãs mais antiga dedicada à autora, no ar desde 2013. Entre viagens personalizadas pelos cenários da série da Netflix e bailes regenciais, Manu constrói pontes entre o jornalismo, a história, o entretenimento e o conteúdo autoral, com profundidade, estética e propósito.

Oi, eu sou a Manu

Aspley House - Manu Trizi
Casa do Duque de Wellington, primeira casa que escrevi no blog – Foto: Emanuellen Trizi, 2016

Meu nome é Emanuellen e, se você navegou cinco minutos neste blog, percebeu que sou enlouquecida pelo Reino Unido, especificamente Londres. Depois de ler muitos livros regenciais e pesquisar ainda mais sobre a época, fiz uma viagem para a Terra da Rainha em 2016 pela primeira vez e criei um roteiro para visitar diversos pontos turísticos que aparecem nos livros, principalmente na série Os Bridgertons, de Julia Quinn. Juntando o útil ao agradável, comecei a compartilhar esse conteúdo fruto das pesquisas e das visitas. Nasceu ali a série Regencial no Século 21, que mostra como locais que aparecem nos livros regenciais e outros romances de época estão hoje em dia e como eram na época em que o livro se passa.

Em 2018, passei a fazer parte da equipe da página Julia Quinn Brasil, a primeira fanpage dedicada à autora de Bridgerton e muitos outros livros incríveis no país. Com as filmagens da adaptação dos livros para a Netflix, pelas mãos de Shondland, o conteúdo sobre esse assunto aumentou – e as pesquisas ficaram ainda mais investigativas! O podcast Chá no Número 5 nasceu e comentamos muito todos os acontecimentos do mundinho Bridgerton e do Quinnverse desde então.

Aquele roteiro despretensioso da Mayfair dos Bridgertons foi ampliado com as locações da série e já tive o prazer de levar duas amigas tão malucas por romance de época quanto eu para visitar a Londres Regencial em um tour personalizado. E foi em uma dessas viagens que participei do meu primeiro baile regencial, numa experiência imersiva sobre a primeira temporada de Bridgerton, em 2022.

Comecei a me interessar mais por costura histórica depois de conhecer o coletivo Costura Histérica e um dia arrisquei fazer meu próprio vestido. Com apenas uma máquina de 50 reais, um molde, um tecido xadrez e um sonho, eu costurei uma peça inteira e ela não se desmanchou.

Bridgerton Experience (2022), Baile Bridgerton no Brasil (2024), PicNic Costura Histérica (2024), Brighton Pavilion Ball (2025) . Primeiro a gente começa, depois a gente melhora!

Em 2025, esse mesmo vestidinho esteve bailando nos salões do Brighton Pavilion, a casa litorânea do Príncipe Regente, em um baile histórico organizado por Zack Pinsent, alfaiate referência na costura histórica e especializado na Era Regencial.

Eu ainda não acredito que aquela menina que começou a ler romances de época para se divertir, hoje vive todos os sonhos que um dia ousou ter.

E ainda tem muito mais por vir. Acompanhe!

Não se esqueça de me seguir no Instagram ou no Kwai!

Deixe um comentário